“A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada). O indivíduo deve assim ser encarado nas suas dimensões biológica, psicológica e social de forma a compreender os fenómenos que este vivencia num dado momento da sua existência.
Utilizando técnicas específicas, cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.”
“A Psicologia reúne tudo aquilo que o Homem sente, tudo aquilo que ele pensa, tudo aquilo que ele quer, tudo aquilo que ele gosta, tudo aquilo que ele rejeita. A unidade da psicologia não é a de uma arquitetura rígida, mas a de uma imagem que com o tempo se desfaz e se refaz e cujas flutuações indicam que continua viva.”
AMAR, A., in GAUQUELIN, M. F. (ORGS.), Dicionário de Psicologia, Verbo, 1987, p. 283
Serviço de Psicologia no CEEONINHO
O Serviço de Psicologia consiste no apoio psicológico especializado existente no CEEONINHO, tendo como objetivo primordial promover a assistência clínica dos Clientes da Instituição.
Âmbito e Tipologia da Intervenção
No âmbito da apresentação das atividades desenvolvidas consideraram-se três áreas: Assistencial a utentes e familiares; trabalho de equipa e trabalho indireto.
Atividade Assistencial
Na área assistencial a função do Serviço de Psicologia possui duas vertentes, nomeadamente a intervenção direta com as crianças e jovens da instituição e a intervenção junto às famílias dos utentes.
Trabalho de Equipa
Através do trabalho efetuado pela equipa afeta ao projeto, há colaboração da Psicóloga em diversas reuniões formais: Reunião Geral de Valências, Conselho de Grupos, Reunião da Valência Educacional e não formais com diferentes objetivos, dos quais se destacam:
- Facultar informação relacionada com a Instituição;
- Informar e discutir casos individuais de alunos;
- Análise de casos e planeamento de intervenções;
- Planeamento e avaliação dos Planos de Desenvolvimento Individual;
- Planificação das atividades;
- Articular estratégias para a melhor evolução de cada cliente;
Trabalho Indireto
Esta área engloba o trabalho que não é realizado diretamente junto das crianças/ jovens e famílias nossas utentes, designadamente:
- Criação e adaptação de instrumentos de Observação e Avaliação psicológica, folhas de registos, fichas de programação;
- Manutenção e organização do material de apoio;
- Elaboração de sínteses de observação dos apoios psicológicos, cotação dos testes de avaliação e relatórios com fins externos ou internos à Instituição;
- Participação em formações/colóquios para atualização de conhecimentos;
- Contactos com outras Instituições;
- Pesquisas;
- Programações / Avaliações Individuais;
- Programações de Sala/Grupos;
- Plano de Atividades das Valências;
- Reuniões de Sector;
- Colaboração com os outros técnicos e funcionários.