Psicologia

“A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada). O indivíduo deve assim ser encarado nas suas dimensões biológica, psicológica e social de forma a compreender os fenómenos que este vivencia num dado momento da sua existência.

 Utilizando técnicas específicas, cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.”

 “A Psicologia reúne tudo aquilo que o Homem sente, tudo aquilo que ele pensa, tudo aquilo que ele quer, tudo aquilo que ele gosta, tudo aquilo que ele rejeita. A unidade da psicologia não é a de uma arquitetura rígida, mas a de uma imagem que com o tempo se desfaz e se refaz e cujas flutuações indicam que continua viva.” 

 AMAR, A., in GAUQUELIN, M. F. (ORGS.), Dicionário de Psicologia, Verbo, 1987, p. 283

 Serviço de Psicologia no CEEONINHO

O Serviço de Psicologia consiste no apoio psicológico especializado existente no CEEONINHO, tendo como objetivo primordial promover a assistência clínica dos Clientes da Instituição.

Âmbito e Tipologia da Intervenção

 No âmbito da apresentação das atividades desenvolvidas consideraram-se três áreas: Assistencial a utentes e familiares; trabalho de equipa e trabalho indireto.

Atividade Assistencial

Na área assistencial a função do Serviço de Psicologia possui duas vertentes, nomeadamente a intervenção direta com as crianças e jovens da instituição e a intervenção junto às famílias dos utentes.

 Trabalho de Equipa

Através do trabalho efetuado pela equipa afeta ao projeto, há colaboração da Psicóloga em diversas reuniões formais: Reunião Geral de Valências, Conselho de Grupos, Reunião da Valência Educacional e não formais com diferentes objetivos, dos quais se destacam:

  • Facultar informação relacionada com a Instituição;
  • Informar e discutir casos individuais de alunos;
  • Análise de casos e planeamento de intervenções;
  • Planeamento e avaliação dos Planos de Desenvolvimento Individual;
  • Planificação das atividades;
  • Articular estratégias para a melhor evolução de cada cliente;

 Trabalho Indireto

Esta área engloba o trabalho que não é realizado diretamente junto das crianças/ jovens e famílias nossas utentes, designadamente:

  • Criação e adaptação de instrumentos de Observação e Avaliação psicológica, folhas de registos, fichas de programação;
  • Manutenção e organização do material de apoio;
  • Elaboração de sínteses de observação dos apoios psicológicos, cotação dos testes de avaliação e relatórios com fins externos ou internos à Instituição;
  • Participação em formações/colóquios para atualização de conhecimentos;
  • Contactos com outras Instituições;
  • Pesquisas;
  • Programações / Avaliações Individuais;
  • Programações de Sala/Grupos;
  • Plano de Atividades das Valências;
  • Reuniões de Sector;
  • Colaboração com os outros técnicos e funcionários.
 CEEONINHO 2012