Valência Sócio-Educativa
A Valência Sócio-Educativa (VSE) do CEEONINHO funciona desde 1979, é uma estrutura que funciona como um estabelecimento de Ensino e Educação Especial tutelado pelo Ministério de Educação.
População Atendida
Crianças e jovens com necessidades educativas especiais e com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que exijam um atendimento especifico resultante de:
- Dificuldades graves de comunicação designadamente nas áreas da motricidade, da linguagem, da visão e da audição;
- Dificuldades graves de compreensão do currículo regular;
- Problemas graves do foro emocional e comportamental;
- Outros problemas que, por razões devidamente fundamentadas, exijam um atendimento especializado não disponível no quadro do atendimento regular.
Condições de Admissão
O acesso dos alunos à Valência Sócio-Educativa rege-se pela Lei nº 21/2008, de 12 de maio e pela Portaria n.º 1102/97, de 3 de novembro.
A primeira matrícula do aluno é efetuada na escola da área da sua residência, dependendo o acesso à valência Educativa de decisão do Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares. Para o efeito deverá a direção da escola de origem remeter para a direção de serviços respetiva, até ao final do 2.º período do ano letivo anterior, o programa educativo individual do aluno, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, bem como os seguintes documentos:
- Proposta de encaminhamento do aluno para a instituição de educação especial, formulada pela unidade orgânica onde foi efetuada a matrícula;
- Declaração de aceitação do aluno por parte da instituição de educação especial;
- Declaração de concordância do encarregado de educação.
A frequência é possível, também, a pedido dos pais/ encarregados de educação (artº. 4º DL 3/2008 na versão da lei 21/2008).
O processo de transferência efetua-se após o parecer favorável por parte do Diretor dos Estabelecimentos Escolares.
Objetivos Gerais
- Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos com base nas suas capacidades;
- Proporcionar o bem-estar físico e psicológico dos alunos;
- Dinamizar a interação com a comunidade, visando a promoção da sua autonomia e respetiva inserção social;
- Modelação de comportamentos em função das regras sociais;
- Promover o auto conceito e responsabilização;
- Desenvolver a psicomotricidade e promover a reabilitação psicomotora;
- Estimular e desenvolver a linguagem verbal e não verbal;
- Implementar meios aumentativos e alternativos da comunicação;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer uma relação de efetiva colaboração com a comunidade;
- Promover a autonomia nas Atividades da Vida Diária;
Atividades | Serviços | Apoios Terapêuticos
- Escolaridade Funcional;
- Estimulação Sensorial;
- Terapia Ocupacional;
- Fisioterapia;
- Terapia da Fala;
- Psicologia;
- Hidroterapia e Natação;
- BOCCIA;
- Socialização – comportamento adaptativo;
- Expressão Plástica;
- AVD’s – Atividades da Vida Diária.
Planos de Atividades da Valência Sócioeducativa:
Plano de Atividade 2019 da Valencia Sócioeducativa
Plano de Atividade 2018 da Valencia Sócioeducativa
Contactos:
Centro de Educação Especial do Concelho de Rio Maior O Ninho Largo Padre Quartilho s/n 2040-331 Rio Maior Telefone: 243 995 383 | “Chamada para a rede fixa nacional – Custo da chamada aplicado de acordo com o tarifário do cliente junto da sua operadora.” Telemóvel: 968 940 701 | “Chamada para rede móvel nacional – Custo da chamada aplicado de acordo com o tarifário do cliente junto da sua operadora.” email: ceeninho@gmail.com
Apoiado pelo Ministério da Educação