CRI – Centro de Recursos para a Inclusão

 

De acordo com o Decreto-Lei nº 54/2018, o CRI é um serviço especializado existente na comunidade, acreditado pelo Ministério da Educação, que apoia e intensifica a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos. Constituiu objetivo dos CRI apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade. O CRI atua numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando um serviço especializado como facilitador da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva. Esta resposta destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, integrados no 1º, 2º e 3º ciclo e secundário.

Atividades Desenvolvida

Avaliação

  • Avaliação de situações de eventuais necessidades de apoio
  • Avaliação de potencialidades, expectativas e necessidades do aluno na escola e na comunidade
  • Avaliação dos progressos e dos resultados da intervenção
  • Avaliação de Barreiras Arquitetónicas e produtos de apoio
  • Avaliação de posturas e posicionamentos
  • Avaliação da comunicação, linguagem, fala, voz, fluência e alimentação
  • Avaliação sensorial e análise de desempenho em atividades da vida diária

Planeamento

  • Relatório Técnico Pedagógico (RTP)
  • Plano de Intervenção Terapêutico
  • Plano Educativo Individual (PEI)
  • Plano Individual de Transição (PIT)
  • Definição de objetivos SMART
  • Apoio à organização dos ambientes de aprendizagem
  • Participação em reuniões técnico pedagógicas (EMAI, reuniões de departamento da educação especial, reuniões de turma, reuniões de pais, reuniões com equipas parceiras)

Intervenção

  • Na atividade e participação (reabilitação motora, sensorial, cognitiva e social)
  • Em todos os contextos (sala de aula, unidades especializadas, recreio, refeitório, biblioteca, comunidade, entre outros)
  • Consultadoria para todos os intervenientes envolvidos (pais, docentes, assistentes operacionais, entre outros)
  • Habilitação do ambiente escolar e comunitário
  • Criação e disseminação de materiais de apoio ao currículo em formatos acessíveis
  • Apoio à realização de programas específicos de atividades físicas e prática de desporto adaptado

Equipa Técnica do CRI

A Equipa Técnica que constituiu o CRI:

  • Terapeuta Ocupacional
  • Psicólogo
  • Terapeuta da Fala
  • Fisioterapeuta

Parcerias

O CEEONINHO tem parcerias com os seguintes Agrupamentos de Escolas (AE):

  • Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
  • Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
  • Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal
  • Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

 

Consultar Relatórios de Execução

 

Apoiado Pelo Ministério da Educação