CRI – Centro de Recursos para a Inclusão

 

O CRI é uma estrutura acreditada pelo Ministério da Educação e Ciência que desenvolve diversas ações de apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente integrados o ensino regular.

Atividades Desenvolvidas

1. Apoio à avaliação especializada das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente:

  • Avaliação de alunos com NEE e definição de perfis de funcionalidade por referência à CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade);
  • Avaliação em Psicologia, Terapia da Fala, Fisioterapia e Terapia Ocupacional dos alunos com NEE.

2. Apoio à execução de atividades de enriquecimento curricular designadamente a realização de programas específicos de atividades físicas e prática de desporto adaptado:

  • Atividade física e prática de desporto adaptado.

3. Apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de Programas Educativos Individuais (PEI):

  • Participação em equipa multidisciplinar no apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de Planos Educativos Individuais (PEI) de alunos com NEE;
  • Aconselhamento e definição de estratégias psicoterapêuticas que visem a concretização dos objetivos delineados no programa individual do aluno com NEE;
  • Participação em equipa multidisciplinar na avaliação do sucesso da implementação das medidas educativas definidas nos referidos programas e reformulação das mesmas sempre que se justifique.

4. Desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da educação especial, entre outras, da orientação e mobilidade, terapias e acompanhamento psicológico:

  • Implementação de atividades terapêuticas de reeducação e desenvolvimento das áreas deficitárias;
  • Intervenção em Psicologia (proporcionar aos alunos com NEE a estabilidade emocional e o equilíbrio necessários à sua valorização pessoal e ao reconhecimento das suas capacidades por forma a obter o sucesso educativo);
  • Intervenção em Terapia Ocupacional (otimizar o desempenho ocupacional dos alunos com NEE de forma a promover a sua autonomia nos diferentes contextos);
  • Intervençãoem Terapia da Fala(promover a eficácia comunicativa dos alunos com NEE).

5. Apoio à transição dos alunos para a vida pós-escolar, nomeadamente a transição para o emprego:

  • Participação em equipa multidisciplinar no apoio à elaboração e implementação de Planos Individuais de Transição (PIT) com a definição de objetivos e estratégias a desenvolver durante o percurso de transição para a vida pós escolar de forma a facilitar o desenvolvimento da autonomia pessoal e a inclusão social e/ou profissional dos alunos com NEE de carácter permanente;
  • Realização de sessões de treino de competências sociais facilitadoras da integração na vida pós-escolar/laboral e preparação do jovem para a integração em centros de atividades ocupacionais ou cursos de formação profissional.

6. Desenvolvimento de ações de apoio à Família:

  • Informação e aconselhamento aos pais e encarregados de educação sobre as necessidades específicas de cada criança com NEE;
  • Promover uma maior e melhor interação Escola-Família por forma a sensibilizar para a coresponsabilidade das famílias dos alunos com NEE na definição dos seus percursos escolares e dos seus projetos de vida.

7. Produção de materiais com conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis:

  • Produção e implementação de materiais pedagógicos facilitadores da aprendizagem, da interação social e da comunicação;
  • Treino de ajudas técnicas facilitadoras da autonomia.

 Destinatários

O CRI desenvolve a sua ação junto de crianças e jovens abrangidos pelo Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, isto é, “alunos que apresentam limitações significativas ao nível da actividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social”.

São prestados apoios especializados nas áreas de:

  • Terapia Ocupacional
  • Psicologia
  • Terapia da Fala
  • Fisioterapia

O CRI tem estabelecidas parcerias com os seguintes Agrupamentos de Escolas:

  • Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
  • Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
  • Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal

 

Apoiado Pelo Ministério da Educação